<$BlogRSDURL$>

quinta-feira, julho 29, 2004




Chamem-me ultrapassado, artisticamente desonesto, de gosto duvidoso, chamem-me o que quiserem. Continuarei, mesmo assim, a achar o filme "The Shining" um dos melhores thrillers das últimas décadas. Tenho-o como uma referência do verdadeiro suspense, recorrendo de forma sublime aos pormenores visuais e sonoros que melhor apelam ao medo escondido lá no fundo de tudo o que nós somos.
Clicar para aumentar imagem
Recentemente ofereceram-me o DVD e tenho-me deliciado, capítulo a capítulo, a saborear esta magnífica obra de um soberbo Stanley Kubrick ao melhor nível. Baseando-se na novela com o mesmo nome de Stephen King, Kubrick encaixou na perfeição uma história "alguidaresca" num contexto mais abrangente que abarca a própria identidade cultural dos americanos. São várias as referências ao longo do filme à forma desumana como os colonos trataram os índios e a relação traiçoeira que se lhe seguiu, estando subjacente uma ideia de "vingança lenta" por parte dos oprimidos. O hotel onde decorre a acção localiza-se sobre um antigo cemitério índio e mesmo o seu nome - Overlook Hotel - reporta para a sobranceria própria do povo americano. Em última análise, através da família de Jack, retrata-se o mal que o próprio Homem comete sobre si próprio, destruindo tudo e todos à sua volta.
Clicar para aumentar imagem
Trata-se de uma grande obra que vale pelo todo, sem esquecer a estonteante representação de Jack Nicholson, o qual é o garante de uma boa dose de loucura em qualquer película em que entre. As suas expressões faciais são do mais fidedigno que já vi e para tal poderá contribuir as relações incestuosas de que parece ser fruto. Jack afirmou um dia desconfiar ser filho de uma meia-irmã, que teria sido engravidada pelo pai. A história viria mais tarde a ser desmentida por uma investigação da TIME, mas mantêm-se incertos os dados respeitantes ao seu nascimento e à verdadeira identidade dos seus progenitores.
Encontrei na Internet uma crítica engraçada ao filme, parodiando durante 30 segundos por entre os seus aspectos mais relevantes. Pode ser encontrada aqui.

|

sábado, julho 24, 2004



- Non Obélix tu es tombé dans la marmite étant petit!

|

Hum... ainda estou meio atordoado pela beleza e doçura de uma cabo-verdiana que conheci hoje. As férias fazem-me bem... Boa noite Helena!

|

1 dólar...


|

sábado, julho 17, 2004

Olhos de carneiro mal-morto fitavam-me vagamente desde o lado oposto da sala. Cabeça um pouco descaída para a frente, tronco arqueado, ombros desprendidos, mãos prostradas sobre o colo e aquele olhar esgazeado direccionado a mim mas focado em qualquer outra dimensão (bem para lá da terceira). Os olhos, de esclerótica amarelecida, são agora guardados por pálpebras intemporais que manifestam bem o peso dos anos, quedando-se irreversivelmente sobre a íris, ocluindo a luz ténue da sala. Os lábios estão igualmente descaídos e flácidos. O rosto não tem expressão, nada me diz. Sei que ele não está ali, encontra-se muito longe dos tempos em que enriquecia as minhas tardes com as suas histórias antigas, defensoras dos valores morais e com um fundo didáctico. As horas pós-pandriais eram então passadas ouvindo a sabedoria do velhote escorrer ao longo da mesa ou então sobre o jardim, por onde vagueávamos à noite, acompanhados pelas estrelas.
Olhando agora para ti avô, pergunto-me onde estará aquele velhote astuto e diligente, por onde andará perdido esse homem que aprendi a admirar e de quem tenho tantas saudades...

|



The Sheep, Salvador Dalí, 1942

|

sexta-feira, julho 16, 2004

Bobby Fischer II

Chess champ Fischer held in Japan

TOKYO, Japan (CNN) -- Former world chess champion Bobby Fischer has been detained by immigration authorities in Japan.
Fischer, 61, is wanted in the United States for attending a 1992 chess match in Yugoslavia in violation of international sanctions imposed during the Balkan wars.
He was stopped at Tokyo's Narita International Airport on Tuesday in connection with Japanese immigration officials told CNN.
Friday's Asahi Shimbun newspaper reported that officials were preparing to deport Fischer to the United States.
The U.S. Embassy in Tokyo said it was aware Fischer had been detained but declined to comment further.
Fischer became a chess grandmaster at age 15 and was considered something of a Cold War hero when he outplayed Russian Boris Spassky to win the world title in 1972.
He was world champion until 1975 when he forfeited the title and withdrew from the tournament because conditions he demanded proved unacceptable to the International Chess Federation.
Since then, he virtually disappeared, living in secret outside the United States and dodging authorities.
He has become known for expressing extremist political viewpoints and anti-Semitic sentiments.
However he emerged in 1992 to play Spassky in a highly publicized match in Yugoslavia.
Fischer won that competition 10-5 and pocketed a prize of $3.35 million.
But the U.S. government accused him of violating U.N. sanctions against Yugoslavia by playing the match there.
Those sanctions were in place for provoking warfare in neighboring Bosnia-Herzegovina.




|

Notícia interessante:



"O antigo campeão do Mundo de xadrez, o norte-americano Bobby Fischer, desaparecido há 12 anos, deu à costa no Japão, mais precisamente no aeroporto Narita, Tóquio, quando as autoridades nipónicas detectaram problemas com o seu passaporte, quando tentava embarcar para as Filipinas, onde se crê que viva. Ninguém sabia do xadrezista há uma dúzia de anos. Fisher campeão do Mundo vários anos, arrebatou o título ao soviético Boris Spaski em 1972, renunciando ao ceptro três anos depois. Mais tarde, decidiu desaparecer de circulação e foi encontrado agora. Neste momento, tenta explicar aos japoneses como entrou no país com aquele passaporte. Grande jogada. "

|

quarta-feira, julho 14, 2004

Fire and Ice

Some say the world will end in fire;
Some say in ice.
From what I've tasted of desire
I hold with those who favor fire.
But if it had to perish twice,
I think I know enough of hate
To know that for destruction ice
Is also great
And would suffice.


Robert Lee Frost

|

segunda-feira, julho 12, 2004



Homem estátua algures em Barcelona.

|

Os teus olhos cristalinos têm um brilho interno e escondido. Perscruto-os da direita, brilham para a esquerda, observo-os de cima, resplandecem para baixo. Sinto-me o feixe de luz que incide sobre o espelho e se reorienta. No entanto, quando te olho de frente não me revejo. Modificas a dinâmica da reflexão no preciso momento em que me concentro em ti. Não estás lá. Divagas ainda em águas agitadas mas sinto já a menor amplitude das ondas. O teu bote já não gira em sobressalto sobre o seu eixo, reorientaste a tua bússola furibunda, calibraste o teu astrolábio e tentas agora traçar rotas menos incertas. Tenta...

|

Começar do zero. O ciclo contínuo perfaz-se quando chegamos ao início. Percorrer todas as etapas uma vez mais. Alimentar os mesmos medos, acicatar as esperanças, modificar cenários, remodelar métodos, voltar ao início, recomeçar.

|

quarta-feira, julho 07, 2004

Fotografias fantásticas que recebi esta semana...












|

sábado, julho 03, 2004


Li ontem no jornal local que andavam a fazer remodelações numa das mais bonitas matas de Coimbra: a mata do Choupal. Falavam em novos percursos pedestres e uma melhoria na segurança. Não pude esperar e fui ver in loco as alterações. Ao início fiquei bem impressionado. Novas indicações, tabuletas informativas remodeladas, caixotes do lixo mais frequentes.



A desilusão veio depois, ao percorrer os trilhos outrora estreitos por entre a luxuriante vegetação. Alargaram significativamente os espaços roubando à natureza muita da sua propriedade, abrindo demasiadas clareiras e retirando muita da magia que por lá se respirava. A bem da segurança, acho que exageraram nas alterações. E o que mais me custou foi ver que cortaram algumas árvores, não se limitando a desbastar a vegetação mais atrevida.


Há partes dos percursos que estão agora completamente descaracterizadas e dilaceradas pela intensa luz. Sei que com o tempo lá me habituarei, mas sinceramente espero que a natureza recupere o mais rapidamente possível desta cirurgia mutilante a que foi submetida levianamente.








|

sexta-feira, julho 02, 2004

Faltam a partir de hoje 19 dias para as férias. Parece que quanto mais perto estou, mais o tempo custa a passar. Os últimos exames são sempre muito penosos.

Projectos para as férias (em tempo de exames é o meu passatempo preferido).

Começo logo por preparar uma possível viagem à costa norte de Espanha. Percorrer a Galiza, Astúrias, Cantábria e País Basco. De automóvel, sem destinos e itinerários certos. O único problema poderá ser o grande volume de turistas nessa época do ano e a escassez de hotéis disponíveis. O objectivo principal é visitar Bilbao e San Sebastian, onde pretendo demorar-me por uns dias.

Pelo Agosto dentro devo ficar-me mais pelo meu recanto. Considero-a das piores épocas para viajar. Muita gente, pouco civismo, demasiada confusão, demasiados emigrantes. Apesar do calor, prefiro ficar por terra. Ou então uma já muito adiada visita a Pitões das Júnias.

Para Setembro há exames de novo.

Em finais de Setembro ou Outubro sou capaz de fazer uma viagenzita maior, talvez revisitar o Brasil (com estes preços tão acessíveis só apetece repetir a dose). Depende no entanto de muitos outros condicionalismos a que sou alheio, pelo que é o projecto menos sustentado até agora.

Pronto, já divaguei o suficiente. Volto aos antibiomiméticos.

|

quinta-feira, julho 01, 2004



Um flash outonal numa tarde de Verão...

Este é o castanheiro que mais produz em casa dos meus avós. Ao contrário dos outros, não foi tratado, acarinhado, nasceu por rebeldia e desafiou a enchada que cortava as ervas daninhas. Cresceu aprumado, pujante e saudável. Não necessitou de enxertos nem de podas especiais. Dá castanhas gordas e saborosas. Um grande exemplo de tenacidade numa época de cobardes.

|

This page is powered by Blogger. Isn't yours?